![]() |
| Centro Cultural do Tjibao, 1998 - arquiteto Piano |
A madeira é um dos poucos materiais de construção proveniente de uma fonte renovável, e no caso da madeira de reflorestamento, representa uma alternativa para a preservação das florestas nativas.
Quando comparada ao concreto e ao aço, a madeira consome muito menos energia em seu processo produtivo além de apresentar uma relação resistência/peso superior a estes materiais, o que lhe permite uma excelente performance estrutural. Trata-se de um material que não só captura, como fixa o carbono sob a forma de estruturas e mobiliário; estima-se que a utilização de 1 m3 de madeira sequestra 0,9 ton de CO2 da atmosfera.
Além de ser um bom isolante térmico e acústico devido à sua estrutura celular que contém inúmeras cavidades de ar, contrariamente à crença popular, a madeira oferece uma boa resistência ao fogo e não perde mais que 10 a 15% de sua resistência total se submetida aos efeitos das altas temperaturas de um incêndio, quando uma carbonização se forma ao redor das grandes estruturas protegendo o seu cerne.
Se bem concebidas e executadas, as estruturas em madeira podem perdurar por séculos. Com a tecnologia e conhecimentos de engenharia aplicados, vem sendo possível ampliar o uso da madeira para a construção de grandes estruturas e da produção em escala, por meio da pré-fabricação, que permite um melhor controle da qualidade, gestão do material e redução do tempo de montagem no canteiro de obras. (1)
Fonte:
(1) CECOBOIS - Centre déxpertise sur la construction commerciale en bois - Le Bois: un choix ´d'avenir. Quebec, s.d.
